Embora seja um direito dos consumidores, muitos deles não possuem uma cópia do contrato firmado com o plano de saúde. No entanto, é importante obter uma via do documento para que se possa ter conhecimento dos termos do contrato e garantir que estes sejam cumpridos pela operadora de saúde.
Nesse texto, a advogada Mariana Dantas, especialista de direito da saúde, explicará o passo a passo para se obter a segunda via do contrato junto à operadora de saúde.
Índice:
Não tenho a cópia do contrato do plano de saúde. Posso pedir a segunda via à operadora de saúde?
Como faço para conseguir a segunda via do contrato do plano de saúde?
Por que é tão importante obter a segunda via do contrato?
1. NÃO TENHO A CÓPIA DO CONTRATO DO PLANO DE SAÚDE. POSSO PEDIR A SEGUNDA VIA À OPERADORA DE SAÚDE?
Sim. Caso não possua a cópia do documento, o consumidor tem o direito de obter a cópia do contrato com o plano de saúde.
2. COMO FAÇO PARA CONSEGUIR A SEGUNDA VIA DO CONTRATO?
Primeiramente, é aconselhável que você realize a solicitação da segunda via de maneira escrita, através de meios de comunicação como e-mail, chat de aplicativo e o whatsapp oficial da empresa. Para isso, é importante informar seu nome completo, número de CPF e número da carteira do plano.
Também é possível realizar a solicitação por telefone, mas nesse caso não esqueça de pedir o número de protocolo da ligação.
3. POR QUE É IMPORTANTE OBTER A SEGUNDA VIA DO CONTRATO?
Se o consumidor tiver problemas com o plano de saúde, como a negativa de cobertura de procedimentos, talvez seja necessário entrar com uma ação judicial.
Embora seja possível ingressar com uma demanda mesmo sem a cópia do contrato do plano de saúde, trata-se de documento bastante importante para que o juiz possa verificar que os direitos do consumidor não foram respeitados.
O Escritório de Advocacia Mariana Dantas é especializado em ações contra planos de saúde.
Temos advogados especializados na atuação contra planos de saúde. O contato pode ser feito através whatsapp. O envio dos documentos é totalmente online .
Commentaires