A hepatite C é uma doença grave que acomete milhares de brasileiros todos os anos. Para o tratamento da doença, são prescritos diversos medicamentos, mas muitos pacientes não têm condições de arcar com o custo das medicações. A única solução, em muitos casos, é recorrer à justiça para que o plano de saúde cubra os medicamentos.
Por isso, é tão importante contar com a ajuda de um advogado especialista em plano de saúde .
Nesse texto, a advogada Mariana Dantas, especialista de direito da saúde, explicará como é possível conseguir fazer com que a medicação de hepatite c seja coberta pelo seu plano, através da justiça.
Índice:
Plano de saúde cobre medicação para hepatite C?
Meu plano de saúde se negou a fornecer os medicamentos. O que posso fazer?
Quais documentos preciso para entrar com uma ação?
1. PLANO DE SAÚDE COBRE MEDICAÇÃO PARA HEPATITE C?
Sim. O Tribunal de Justiça de São Paulo ao julgar uma ação envolvendo a negativa de fornecimento de medicamentos para hepatite C por parte de um plano de saúde, determinou que, como a doença é coberta pelo plano de saúde, os medicamentos também devem ser, não importando se eles vão ser administrados no hospital ou na casa do paciente.
2. MEU PLANO DE SAÚDE SE NEGOU A FORNECER OS MEDICAMENTOS.O QUE POSSO FAZER?
Se o seu médico prescreveu medicamentos contra a doença, mas a operadora de saúde negou a cobertura, você pode conseguir a liberação da medicação através da justiça.
Para isso, é importante contar com um advogado especialista em direito da saúde, que poderá ingressar com uma ação solicitando os medicamentos necessários ao tratamento.
5. QUAIS DOCUMENTOS PRECISO PARA ENTRAR COM UMA AÇÃO?
Precisa reunir alguns documentos:
o relatório médico detalhado;
a negativa de cobertura por escrito (ou então o protocolo de atendimento caso a recusa tenha sido informada por ligação);
comprovantes de pagamento para solicitar reembolso (se tiver sido pago de maneira particular);
o comprovante de residência;
a carteirinha do plano de saúde;
o contrato com o plano de saúde (se possível);
cópias do RG e do CPF;
comprovantes de pagamentos das mensalidades (geralmente as duas últimas).
O Escritório de Advocacia Mariana Dantas é especializado em ações contra planos de saúde.
Temos advogados especializados na atuação contra planos de saúde. O contato pode ser feito através whatsapp. O envio dos documentos é totalmente online .
Comments